A Música Árabe
A música e dança são partes do dia a dia no mundo árabe, pessoas se encontram, tocam e dançam habitualmente.
A dança e a música tradicional são também elementos importantíssimos em ocasiões especiais como os casamentos e relacionadas principalmente com alegria e festividades. São nestas ocasiões que podemos apreciar e aprender a forma de vida, perfil e crenças do povo.
Com o passar dos anos a música oriental recebeu influência da música ocidental e começaram a aparecer instrumentos novos como a guitarra eletrônica e o saxofone. Dessa maneira, a música perde um pouco de suas raízes, pois se misturam ritmos que não são especificamente árabes.
Além disso, a música foi perdendo seu sentimento, pois passou a ser tocada por aparelho de som e não por pessoas, esquecendo-se da parte emotiva, característica muito forte da cultura árabe, fazendo assim com que a Dança do Ventre perca parte da sua originalidade!
Os instrumentos árabes que acompanharam a orquestra árabe na Dança do Ventre no século passado foram o alaúde, o violino de cordas, as flautas e os instrumentos de percussão como o derbak, o duf e o pandeiro.
A dança árabe é determinada pelo acompanhamento musical. É tarefa da bailarina expressar as emoções solicitadas pela música e durante as improvisações destacar a qualidade do instrumento que sola, ou seja aquele que está em evidência, extraindo dele sua qualidade essencial.
Notas, ritmos, instrumentos e estilos de canto variam de país para país. Ainda assim, toda música árabe compartilha certas semelhanças. Uma delas é que dentro de sua estrutura formal, ela guardou do passado uma fortíssima qualidade na improvisação e em sua essência ela é altamente melódica.
São três os elementos básicos da música: a melodia, o ritmo e a harmonia. Uma música simples se compõe apenas de melodia e ritmo. É uma sequência de sons organizados em uma serie rítmica. Se a estes sons acrescentamos outros, de acordo com as leis da combinação dos sons, teremos a mesma melodia, só que numa música mais rica, mais elaborada em quantidade de sons harmônicos.
Tempo: é uma parte do compasso, o pulso subjacente, chamada batida. Podemos caracterizar como a contagem do compasso.
Compasso ou Frase Musical: É a divisão da música em pequenas partes de duração igual ou variável.
Contratempo: Podemos caracterizar como o intervalo do tempo (o conhecido "i")
Melodia: É uma sucessão de sons, de alturas e valores diferentes, que obedece a um sentido lógico musical.
Harmonia: é a ciência que estuda os acordes e a maneira de conectá-los.
Acorde: é uma combinação simultânea de três ou mais sons diferentes.
Ritmo: Em simples palavras podemos definir que ritmo é uma sequência que se repete com uma frequência definida....
Arranjo: O arranjo é a parte da música que a embeleza. O andamento, as articulações, as dinâmicas, todos os ornamentos, a tonalidade estão inclusos no item arranjo.